Outsourcing de TI Uma alternativa para dar fôlego aos seus negócios

Porque terceirizar o desenvolvimento de software? Vale a pena?

Estamos na era da tecnologia e tudo ou quase tudo passa pelas mãos da equipe de TI nas empresas.

Seja para melhoria nos processos produtivos, para a economia de recursos e a diminuição de desperdícios, para a comunicação, o desenvolvimento de pessoas e o controle dos recursos humanos, enfim, cada vez mais as empresas demandam de tecnologias que as auxiliem na gestão.

Os profissionais do setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) passaram por várias fases. Por algum tempo, foram conhecidos apenas como operadores de CPD (Centro de Processamento de Dados), onde todas as informações estavam concentradas em um ambiente que abrangia todos os dados da organização.  Nessa época, os sistemas eram fechados e pouco customizáveis. Normalmente o desenvolvimento de software ficava a critério da software house e eram voltados para processos específicos que envolviam normalmente o setor financeiro e contábil.

Com o tempo, os sistemas passaram a permitir algumas customizações e novas tecnologias e plataformas de desenvolvimento foram surgindo.

Os ERPs desenvolvidos pelas software houses dificilmente conseguem atender toda a demanda e a necessidade que o mercado exige, quase sempre precisando de muitos ajustes e funcionalidades para fazer com que um sistema seja aderente ao modelo de negócio.

No gráfico abaixo, podemos visualizar que conforme a 3ª Edição | Pesquisa Panorama Mercado ERP 2017 do Portal ERP mostra, a possibilidade de customização e a satisfação das empresas que investem nela, são diretamente proporcionais, pois estão em consonância ao modelo de negócio.

Fonte: < https://pages.portalerp.com/panorama-mercado-erp-brasil-3-edicao-2018 >

Com a possibilidade de customização dos ERPs e a necessidade de outros sistemas integrados a ele, houve um aumento de demandas por mão-de-obra especializada nas próprias empresas de software houses e nas empresas clientes.

A inovação como item primordial à sobrevivência, a necessidade de uma comunicação mais assertiva e veloz e a competitividade cada vez mais agressiva fez com que altos investimentos fossem direcionados para a área de tecnologia nas empresas. Isso cria, no entanto, um paradoxo: de um lado, a satisfação de sistemas estarem aderentes ao modelo de negócios da empresa; de outro, o investimento, a energia empregada e a falta de mão-de-obra especializada, dão sinais de atraso em projetos. Como consequência, a formação de ruídos dentro das organizações contra a área de TIC é inevitável, tornando esse setor um gargalo ao crescimento e ao desenvolvimento da empresa.

          Qual o core de seu negócio? Se a resposta não for ligada a área developer, sugere-se repensar nas estratégias de sua empresa.

Uma empresa pode sim ter como foco a tecnologia e a inovação, mas não necessariamente precisa desenvolver internamente todos os projetos dessas áreas.

A alternativa que algumas empresas estão buscando é a terceirização do desenvolvimento, ou seja, a equipe interna de TIC mantém a manutenção e pequenos ajustes, porém a maior parte de desenvolvimento fica para as fábricas de softwares.

Quais as vantagens da terceirização ou como também é chamada outsourcing?

São vários os benefícios, citamos abaixo alguns pontos que são visíveis e estão no topo da lista da maioria das empresas:

1 – Economia de Recursos Humanos e materiais – com qualificação, espaço físico, atualização e manutenção dos equipamentos.

2 – Economia de Tempo – Todo o tempo e energia ficarão focados no core de sua empresa. Além das entregas, dependendo do contrato, poderão acontecer em um tempo muito menor do que se desenvolvido internamente, pois, possivelmente a equipe interna não fica direcionada apenas para uma atividade e projeto.

3 – Equipe especializada – O negócio de uma empresa especializada, assim como a INNOVA CONNECT, em desenvolvimento, faz com que esta esteja sempre atualizada e buscando novas tecnologias e as novidades do mercado para qualificar a todos e entregar os projetos com o máximo de qualidade.

4 – Entrega de soluções customizadas – Com uma equipe especializada em projetos, todas as demandas são mapeadas e analisadas dentro de seus processos organizacionais, de maneira que seja desenvolvida uma ferramenta que melhor atenda à necessidade específica.

5 – Ótimo custo x benefício – Muitas soluções são pontuais e variam na necessidade de mão-de-obra especializada envolvida. Isso significa dizer que não é necessário “desligar” ou contratar colaboradores a cada projeto.

O ponto importante já mencionado anteriormente é ter sempre como foco o core business da empresa. O maior erro das empresas é desviar o foco para uma demanda que não faz parte de seu negócio, como por exemplo, desenvolver portais, sistemas especialistas, aplicativos mobiles…

As demandas de outsourcing na era de transformação digital das empresas será crescente e impulsionará naturalmente o aumento desta prática, deixando as organizações livres para crescer na sua área fim.

Na INNOVA CONNECT, costumamos mencionar a frase “joga na nossa e descansa”. A parte pesada do trabalho, fica conosco!

E você? Já pensou em terceirizar sua TI? Aguardamos seu contato.

 

Rafael Cardoso Cruz

Consultor Comercial da Innova Connect

 

Leia também: Nossas empresas estão inovando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *