Nossas empresas estão inovando?

Muito se fala em Inovação, mas o que é inovar?

Inovar é inventar algo novo? A inovação cabe apenas para as empresas de tecnologia? Ou consigo inovar em outras áreas? Em um ambiente em constante transformação, será que estou sendo de fato inovador?

Inovar é pensar em algo que já existe mas sobre outra ótica, diferente, de maneira que crie impactos.

Podemos inovar em desenvolvimento de produtos, serviços, no modelo de negócio, dos processos, na comunicação, no marketing… Enfim, a inovação é fugir do banal, do redundante, do status quo.

Inovação deriva do latim innovatio, que por sua vez, representa algo que não equivale a padrões anteriores, que foge à regra atual.

Empresas e serviços como Airbnb, UBER, WhatsApp, Apple, 3M, estão mudando conceitos e maneira de se relacionar e de fazer negócios. Não é questão de inventar, mas fazer algo que já exista de uma maneira diferente.

Se pensarmos em processos de produção, temos grandes exemplos como a Toyota, que através do Taiichi Ohno desenvolveu junto a sua equipe o Sistema Toyota de Produção ou também como é globalmente conhecido Lean Manufacturing. Uma maneira de visualizar o processo e de se organizar focando em minimização de desperdício, qualidade total imediata, melhoria contínua, processos “pull” e flexibilidade. Resumindo, é um conjunto de ferramentas que visa o aumento da qualidade, diminuição de desperdício, tempo e consequentemente de custo de produção.

A inovação não precisa ser, necessariamente, a construção de algo novo. Um exemplo foi a criação da linha de produção por Henry Ford, com o intuito de aumentar a produtividade de suas fábricas. A diferença é que na época de Henry Ford, inovar era apenas um diferencial competitivo. Nos dias de hoje, é questão de sobrevivência.

O mercado cada vez mais está “nichado”, cada vez mais se exige que toda a energia, capital financeiro e intelectual da empresa esteja voltado para seu negócio. Para atender este mercado competitivo, as empresas devem pensar diferente não somente nos produtos ou serviços que prestam, mas também na maneira como é efetuada a gestão. Afinal, a inovação também está em processos, comunicação, marketing… Na gestão!

Atualmente, temos diversas ferramentas inovadoras que podem ser utilizadas no gerenciamento do setor comercial, compras, manutenção, marketing, recursos humanos. E, baseado nessa necessidade de inovar, de pensar diferente algo que já existe, que criamos o InnCash.

A rotina do setor financeiro, em muitas empresas, ainda é a mesma há décadas: chegam no trabalho e executam exatamente os mesmos processos, da mesma maneira, mecanizada e normalmente com o auxílio de uma planilha ou de uma caneta marca texto. O InnCash foi desenvolvido para que o financeiro possa deixar de realizar essas atividades operacionais e foque em inovação. Como tem o formato de planilha, mas é integrado ao ERP da empresa, ele gera as operações de fluxo de caixa automatizada. Simples e fácil de operar! Praticamente todas as operações que são necessárias se faz através de uma tela. Com ele, o financeiro tem mais tempo para analisar e tomar as decisões certas. Mais tempo para as possíveis negociações. Mais resultados para as empresas.

Nós fizemos inovação através dos nossos sistemas, claro, mas também da coparticipação da equipe no desenvolvimento de novas ideias para a entrega de soluções realmente inovadoras. Este é o nosso desafio diário na INNOVA CONNECT: pensar em como as empresas clientes podem aumentar seus resultados.

Rafael Cardoso Cruz

Consultor Comercial da Innova Connect

Um comentário em “Nossas empresas estão inovando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *