Como o EDI pode dar mais agilidade ao financeiro da sua empresa

Se o internet banking revolucionou a vida da sua empresa, imagine poder se comunicar com o banco sem que a necessidade de acessar um site, incluir dados de acesso, senha, token. É isso que o EDI financeiro (Eletronic Data Interchange) faz por você. Com ele, é possível coletar, padronizar e automatizar o envio das informações, proporcionando o intercâmbio de dados e documentos entre os sistemas da empresa e do banco.

O EDI financeiro funciona quando reconhece que existe um arquivo de pagamento ou cobrança para enviar ao banco, e ele faz a transmissão. Sem necessidade de um novo comando manual e sem precisar acessar o internet banking. Seguindo a mesma ideia, quando há um arquivo disponível lá no banco para a empresa, o EDI também recepciona o arquivo, deixando-o livre para o processamento.

Esses arquivos de retorno podem ser importados para o ERP, fazendo a conciliação e atualizando dados financeiros. Mesmo que o arquivo esteja em um formato diferente, com o EDI, é possível fazer a conversão para um modelo compatível, registrando tudo de forma exata e precisa, sem a necessidade de incluir dados manualmente, correndo o risco de falhas ou erros de digitação. A adequação também ocorre de forma inversa.

Na prática, quando a empresa precisar enviar uma remessa de pagamento ou cobrança ao banco, ao invés de ir até o Internet Banking fazer o upload do arquivo, basta salvá-lo em um local pré-definido que o envio será feito de forma automática. No caso do InnCash isso é necessário: basta selecionar os títulos que deverão ser enviados ao banco que o próprio sistema já disponibiliza os arquivos na pasta correta. A ideia é que a transmissão ocorra com o mínimo de cliques possível.

Aqui na Innova, nós somos parceiros da Neogrid para o intercâmbio de dados eletrônicos com os bancos. Então, se você tem grande volume de dados, conheça o InnCash e dê mais agilidade ao seu financeiro!

Leia também: Problemas comuns das planilhas de Fluxo de Caixa que um Sistema Dinâmico resolve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *