3 Tendências Tecnológicas para as empresas ficarem de olho em 2019

Que a tecnologia está evoluindo cada vez mais rápido, não é novidade. A cada ano surgem mais e mais novidades que causam mudanças, disrupções e até mesmo a extinção de alguns negócios. Por isso, as empresas precisam, cada vez mais, ficar de olho nas tendências tecnológicas, mantendo, assim, seus negócios modernos e competitivos.

E isso nem sempre é uma tarefa fácil. Como mapear e descobrir o que é tendência e vai causar mudanças reais em meio a tantas novidades? Analisar o comportamento das pessoas e ficar bem informado sobre o que os especialistas apontam pode ser um bom começo. E os especialistas apontam que em 2019 as empresas precisam ficar de olho nas 3 tendências a seguir:

Blockchain

O blockchain, uma tecnologia capaz de rastrear, coordenar, realizar transações e armazenar informações de uma grande quantidade de dispositivos, habilita o desenvolvimento de sistemas que dispensam um servidor central intermediando a comunicação. É a grande aposta para aumentar a eficiência nas operações e negócios, prometendo mais transparência, redução de custos e automatização do fluxo de caixa, com uma abordagem descentralizada das operações.

Inteligência Artificial e Objetos Autônomos

A evolução da Inteligência Artificial (IA) promete criar novas soluções no mundo dos negócios. Os novos chips presentes em Smartphones de última geração, lançados em 2018, já estão equipados com módulos poderosos de IA, cabendo às fábricas de software, desenvolverem aplicativos que explorem cada vez mais esses recursos. Uma das áreas promovidas pela Inteligência Artificial, é o setor dos objetos autônomos, como drones e carros, que utilizam a IA afim de se localizar no ambiente físico, identificando gestos, movimentos, figuras, cores e sons, visando alimentar o sistema e disparar uma determinada ação.

carro-autônomo-uber
Testes com carro autônomo da UBER

Machine Learning

Outra tendência para ficar de olho é o Machine Learning, também conhecida como aprendizagem de máquina. A tecnologia derivada da Inteligência Artificial já está presente em diversos setores, promovendo melhorias em processos industriais e estilo de vida, além de contribuir com avanços medicinais na prevenção do câncer, infecções e ataques cardíacos. Com o Machine Learning, computadores e robôs podem ser programados para aprender e se auto desenvolver, enquanto desempenham tarefas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *