3 dicas para garantir a segurança de dados da sua empresa

Na mesma medida em que a tecnologia evolui, trazendo com ela novas soluções em sistemas e dispositivos digitais, aumenta também a preocupação com a segurança dos dados e informações das organizações.

Essa preocupação é constante, principalmente com a necessidade de acesso remoto aos dados. Já imaginou se seu concorrente tivesse acesso às informações sigilosas de sua empresa? Por isso, é importante conhecer as principais soluções disponíveis para evitar o vazamento de informações.

1 – Oriente sua equipe

Quando falamos em tecnologia, muitas vezes procuramos soluções em sistemas e esquecemos do principal: as pessoas que vão usar esses sistemas. Por isso, mais do que investir em tecnologia, é preciso, oferecer treinamento adequado para que a equipe esteja ciente dos perigos e saiba prevenir o vazamento de dados e informações corporativas.

É muito comum vermos casos em que a empresa investe em uma forte política de segurança e alguns de seus funcionários utilizam senhas simples ou que as deixem disponíveis para outras pessoas utilizarem. O ideal é que sejam criadas algumas barreiras (como exigência de números e caracteres especiais para senhas) e que as pessoas sejam devidamente orientadas sobre a responsabilidade que tem em suas mãos.

2 – Conte com ajuda especializada

Cada organização é diferente e precisa de soluções personalizadas. Procure investir em uma equipe de profissionais de TI antenada ou procure por especialistas em segurança de dados. E não esqueça de que essas práticas de segurança evoluem junto com a tecnologia, por isso é importante mantê-las sempre atualizadas.

3 – Invista em sistemas seguros

É clichê, mas o barato realmente sai caro. Quando for buscar soluções em sistemas para a sua empresa, procure por fornecedores de confiança, com equipe qualificada e com atuação reconhecida no mercado. A utilização de sistemas seguros, em servidores confiáveis, diminui e muito o risco de vazamento de dados.

Atualmente, muitas empresas estão optando por salvar seus dados em nuvem. Os servidores privados ainda são muito comuns no ambiente organizacional, porém, como exigem um alto investimento e uma manutenção complicada, uma alternativa é a contratação de serviços de “Cloud Computing”. Esses serviços de armazenamento em nuvem, além de garantirem a disponibilidade integral dos dados, a segurança e o sigilo das informações, tem o benefício de permitir que as informações sejam acessadas de qualquer lugar com acesso à internet.

Leia também: O que você tem feito pela Gestão de Pessoas da sua empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *