3 dicas essenciais para manter o seu Fluxo de Caixa em dia

Organizar as entradas e saídas do caixa da sua empresa está te causando dores de cabeça? Então sinto te informar, mas você está com um sério problema de Fluxo de Caixa.

Calma, não se desespere, não é só você que tem dificuldade para organizar as movimentações financeiras. É por isso que resolvemos falar sobre o assunto.

O Fluxo de Caixa é essencial para manter o controle financeiro de qualquer negócio, mas para ele ser eficiente, é preciso ter registros rigorosos, contas a pagar, contas a receber, empréstimos e outras movimentações do seu caixa.

Além disso, é preciso fazer com que alguns passos básicos virem hábito. Dá uma olhada e comece a aplicar hoje mesmo essas dicas:

1- Mantenha as movimentações atualizadas

Não caia na tentação de deixar para registrar o movimento da sua empresa “depois”, ou quando sobrar um tempinho. Acabou de pagar uma conta? Registre agora! Se você deixar para depois, pode acabar esquecendo uma coisinha aqui, outra ali, e quando vê o descontrole financeiro do seu negócio estará batendo na sua porta.

Além disso, com o caixa atualizado rigorosamente, você poderá consultar os números a qualquer momento, sabendo que os dados estarão atualizados. 

2- Registre as contas a pagar e a receber já programadas

Sabe aquelas contas mensais? A água, energia, internet, aluguel, ou contas fixas, como a parcela do financiamento? Lance elas no seu fluxo de caixa como despesas dos próximos meses.

Faça a mesma coisa com as contas a receber, aquelas parcelas que você tem previsão de receber dos seus clientes. É registrando com antecedência que você terá uma visão clara de como estará a sua situação financeira futura, evitando enganos e antecipando soluções.

3 – Invista em um sistema de gestão financeira

Você pode, sim, organizar seu Fluxo de Caixa em uma planilha do Excel, por exemplo. Mas essa não é a opção mais segura e prática, e, com o tempo e a complexidade de dados, ela pode virar um emaranhado.

A nossa dica é investir em um sistema que permita a automatização do Fluxo de Caixa. Normalmente esses sistemas podem ser integrados com o ERP ou sistema de gestão da sua empresa, garantindo praticidade, simplicidade e precisão para a sua gestão financeira.

Se precisar de ajuda, solicite uma demonstração do InnCash, nosso sistema que descomplica seu Fluxo de Caixa.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? É só perguntar, que a gente te ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *